Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56809

Compartilhe esta página

Título: Estudo sobre o impacto do uso de tecnologias da informação e comunicação no processo de aprendizagem de estudantes do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco
Autor(es): SILVA, Renata Cleice Martin da
Palavras-chave: Tecnologias da informação; Processo de aprendizagem; Ciências Contábeis
Data do documento: 13-Mar-2024
Citação: SILVA, Renata Cleice Martin da. Estudo sobre o impacto do uso de tecnologias da informação e comunicação no processo de aprendizagem de estudantes do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O estudo busca compreender o impacto do uso de tecnologias de informação e comunicação no processo de aprendizagem dos alunos do curso de graduação presencial em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco, ressaltando a importância dessas tecnologias na educação, analisando seus efeitos na motivação e engajamento dos alunos, além de seus desempenhos acadêmicos. Além do referencial teórico, a pesquisa utilizou dados coletados com uma parcela de alunos dos diversos períodos do curso de graduação presencial. Ademais, considerou como o currículo acadêmico está sendo preparado para formar profissionais capazes de lidar com os desafios da era digital. Utilizada a metodologia predominantemente qualitativa e contextual, objetivos de natureza exploratória, com foco na análise dos dados coletados dos estudantes na pesquisa de campo realizada com a ferramenta “Google forms", por meio de um formulário online com 15 perguntas obrigatórias e objetivas, e mais uma pergunta opcional, a qual os participantes puderam dar sugestões. Ao todo, 88 dos 736 alunos matriculados em diversos períodos se disponibilizaram a responder. Frente à análise dos dados coletados, os resultados indicaram que o uso de maneira adequada dessas tecnologias pode aprimorar e colaborar significativamente com o processo de aprendizagem, oferecendo maior acesso às informações e recursos para absorção de conteúdo e interação com professores. Ainda, os dados coletados mostraram que os participantes têm uma percepção positiva quanto ao impacto e eficácia do uso de TICs no processo de aprendizagem. Por outro lado, os resultados ressaltam a insatisfação dos discentes no que diz respeito à falta de uso de TICs, bem como softwares contábeis, em disciplinas práticas e nas aulas de forma geral, concluindo que tanto a UFPE quanto o CCSA não estão fornecendo os recursos adequados nem preparando os futuros contadores para utilizarem Tecnologias da Informação e Comunicação durante sua formação acadêmica e em suas carreiras profissionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/56809
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC RENATA CLEICE MARTIN DA SILVA.Pdf.pdf4,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons